Acirp e Senac promoverão 1º Fórum de Economia Criativa amanhã

Nesta terça feira, 19, o Núcleo de Economia Criativa da Acirp (NEC), em parceria com o Senac São José do Rio Preto e o Sebrae-SP, e apoio da Prefeitura Municipal, realiza o 1º Fórum de Economia Criativa do Noroeste Paulista – Território Criativo.

O evento inédito tem por base apresentar o conceito de economia criativa e sua relação com o desenvolvimento de um modelo de gestão compartilhada e sustentável. Drica Sanches, coordenadora do Nec, destacou o objetivo do evento.

“Um dos principais desafios na economia criativa é desenvolver uma visão empreendedora que permita a construção de ações estruturantes e mais sustentáveis, unindo propostas potentes a uma visão de negócios adequada. Nosso objetivo será, portanto, discutir quais perfis e habilidades são necessários para um empreendimento criativo, considerando posicionamento e diferencial de mercado no contexto atual”.

O Fórum acontece no Senac Rio Preto, das 9h às 17h, e contará com palestras de Lídia Goldenstein e José Carlos Aronchi, além de formação de grupos de trabalho para melhores práticas do que foi discutido. O evento é gratuito, mas é preciso fazer inscrição pelo link: bit.ly/CriativoAcirp.

Economia criativa é o conjunto de negócios baseados no capital intelectual e na criatividade que gera valor econômico. O que move a Economia Criativa é a criatividade e a inovação como matéria-prima, portanto, o processo de criação é tão importante quanto o produto final, ou seja, uma cadeia produtiva baseada no conhecimento é capaz de produzir riqueza, gerar empregos e distribuir renda.

“O Fórum de Economia Criativa contribuirá muito para o desenvolvimento econômico do setor criativo em nossa cidade e região ao reunir empresários, entidades, setor público e especialista sobre o tema para pensarem em ações concretas de fomento à economia criativa promovendo geração de renda e emprego”, destaca o diretor do Setor de Serviços, Daniel Rodrigues.

Programação

9h – Credenciamento;

10h – Palestra de Lídia Goldenstein;

11h – Debate com o público;

11h50 – Organização dos grupos de trabalho, divididos em quatro segmentos criativos – Mídia, Consumo, Cultura e Tecnologia;

12h30 – Intervalo/Almoço;

13h30 – Grupos de Trabalho – Mídia, Consumo, Cultura e Tecnologia;

15h – Palestra de José Carlos Aronchi;

16h – Painel Grupos de Trabalho com mediação de José Carlos Aronchi;

17h – Encerramento

Palestrantes

Lídia Goldenstein

Doutora em Economia. Ex-professora da Unicamp, pesquisadora do Cebrap e comentarista de economia nas TV Cultura e TV Manchete. Exerceu os cargos de assessora da presidência do BNDES, assessora econômica da Secretaria de Planejamento do Estado de São Paulo e da Secretaria de Economia e Planejamento do Estado do Rio de Janeiro. Foi Diretora da Fundação Bienal de São Paulo de 2012 a 2018.

José Carlos Aronchi

Mestre e doutor em Ciências da Comunicação e consultor de tecnologia e inovação na economia criativa no segmento de negócios da mídia – audiovisual, games e mercado editorial impresso e digital.

Realiza projetos de gestão, empreendedorismo e inovação para micro e pequenas empresas e startups. Possui experiência na produção e direção de conteúdo e formatos para multiplataformas digitais e EAD – Educação a Distância e na implantação e coordenação de estúdios de televisão e rádio. Pesquisa os gêneros e formatos de conteúdo e novos modelos de negócios audiovisuais.

Núcleo de Economia Criativa

O Núcleo de Economia Criativa da Acirp (NEC) foi criado em 2016 pela Diretoria de Serviços com o intuito de promover o desenvolvimento sustentável dos segmentos de serviços criativos como: consumo (design, arquitetura, moda e publicidade); mídias (editorial e audiovisual); cultura (patrimônio, música, artes cênicas e expressões artísticas em geral); e tecnologia (P&D, biotecnologia e TIC).

Aproximadamente 30 empresários associados participam do NEC. As reuniões são semanais e acontece na própria sede da Acirp. Para fazer parte do Núcleo é preciso se associar à entidade.

Alison MOURA

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS