Acirp promove sétima edição do Acertando Suas Contas

Foto Guilherme BATISTA

A Acirp (Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto) vai promover a sétima edição da campanha “Acertando suas Contas”. A ação, realizada em parceria com a Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), começa a partir da próxima segunda-feira (12). Em Rio Preto, quase 55 mil consumidores estão na lista
de inadimplentes que podem pedir a renegociação.

A ação se estende até o dia 17 de novembro por meio da ferramenta “Amigo do Crédito”. Neste período, com o aval das empresas parceiras, a Acirp tem o direito de negociar a dívida diretamente com o consumidor, sem a necessidade de se dirigir
ao estabelecimento credor. Este ano, dezenas de empresas estão participando, como escolas, planos de saúde, lojas de varejo, entre outros.

A campanha “Acertando suas Contas” é realizada pela Boa Vista SCPC desde 2010.
Em sete anos de realização, 815 mil famílias já foram atendidas e gerou mais de 346 mil renegociações de dívidas. Além disso, contou com a participação de mais de 60 cidades de diferentes regiões do Brasil.

Após a dívida negociada, o consumidor recebe os boletos e em até 72 horas após o pagamento da primeira parcela, ele tem o nome retirado da base de dados. “Uma força tarefa como essa regata não só o fôlego do empresário com o advento dos consumidores reabilitados no mercado, como também oferece condições especiais para
a quitação da dívida”, destaca Luciene Silvestre, coordenadora do SCPC da Acirp.

As negociações são realizadas de forma individual com cada um dos consumidores.
Quem aproveitar a oportunidade vai conseguir descontos nos juros e nas multas, bem como de prazo, o que pode ajudar as pessoas que estão interessadas em encontrar o melhor acordo.

O atendimento diferenciado não é a única vantagem da campanha. Por meio dela, os consumidores vão receber dicas práticas de orientação financeira para aprender a planejar o orçamento e evitar problemas futuros.

De acordo com o economista Roosevelt Bormann Filho, a inadimplência está diretamente relacionada à falta de educação financeira entre a população. “As pessoas ainda têm muita dificuldades para planejar o orçamento. É a falta de planejamento
que, muitas vezes, leva ao endividamento. É preciso criar uma cultura de consumidores
conscientes”, diz.

“A renegociação de dívidas é uma ferramenta importantíssima àquelas pessoas que estão endividadas e querem voltar a ter crédito. É importante que as pessoas se esforcem para se livrar das contas atrasadas.

Se for necessário cortar os supérfluos ou substituir alguns produtos para economizar,
faça, pois no futuro o esforço vai valer a pena. Estamos no final do ano e o 13° pode ser um dinheiro pensado para essa negociação”, comenta o economista.

O “Acertando suas Contas” funcionará no Centro de Atendimento da Acirp, que fica
localizado na rua Silva Jardim, 3.115, Centro. O horário de funcionamento de segunda
a quarta, das 8h às 18h; na quinta (15-feriado), das 9h às 15h; na sexta, das 8h às 18h; e, no sábado, das 8h às 16h.

Os interessados precisam comparecer à Acirp, com documentos pessoais (RG, CPF ou CNH). No local, os consumidores receberão a consulta gratuita do CPF para identificação do valor da dívida e do nome do credor.

 

Por Leandro BRITO

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS