90% das empresas não têm seguro

Jarbas Medeiros, superintendente de Ramos Elementares da Porto Seguro.

De acordo com o Empresômetro, o Brasil possui mais de 9 milhões de empresas ativas, isso sem considerar os mais de 6 milhões de microempreendedores individuais. Desse total, estima-se que apenas 10% possuem seguro empresarial contratado. Segundo Jarbas Medeiros, superintendente de Ramos Elementares da Porto Seguro, os dados mostram que a penetração do seguro empresarial é tímida, pois depende da percepção de valor dos empresários, ou seja, quanto maior a conscientização, mais o mercado tende a crescer.

Jarbas também enfatiza que a preocupação tem se tornado constante tanto de microempreendedores, quanto de grandes empresas. “Durante os momentos de instabilidade de mercado e margens de lucros mais enxutas, em que é mais difícil manter reserva financeira para imprevistos, contar com a proteção do seguro pode ser imprescindível para manter as suas operações”, explica Medeiros. Outra razão apontada por Jarbas pela baixa adesão é o fato de muitos empresários desconhecerem esse tipo de serviço e só atentam a necessidade quando ocorre um imprevisto.

“O seguro é importante para a empresa garantir seu patrimônio no caso de uma explosão ou um incêndio, como aconteceu com a Agromonte.”, afirmou o consultor de seguros João Luis Sanches Lima. Ele também comentou sobre o fato de poucas empresas aderirem ao seguro: “A maioria não entende o seguro como um investimento e sim como apenas mais uma despesa.”, finaliza Lima.

Colaborou: Vinicius LIMA

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS