51,9 mil alunos da região de Rio Preto realizam provas do Saresp

Os alunos matriculados nos 3º, 5º, 7º e 9º anos do ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio realizam, terça-feira (27) e quarta-feira (28), as provas do Saresp 2018 (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). Na região de Rio Preto, 51,9 mil estudantes de 295 escolas farão os exames. A avaliação é aplicada pela Secretaria da Educação.

 

O Saresp é uma prova aplicada a todos os estudantes da rede estadual de ensino. Na região de Rio Preto, o exame também é aberto às redes municipais, Centro Estadual de Educação Tecnológica “Paula Souza” e SESI (Serviço Social da Indústria). Todas as escolas precisam ter, no mínimo, dezoito alunos por ano/série.

 

As provas são realizadas a fim de avaliar a habilidade dos alunos em relação às disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática. Com base na correção, são extraídos os dados que servirão de suporte para se desenvolver o planejamento dos professores e as metas das unidades estabelecidas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação de Estado de São Paulo (Idesp).

 

“A partir da avaliação, nós trabalhamos com os dados para fazer o planejamento de ensino do ano anterior. A prova é um indicativo que vai ajudar em todas as decisões que vão ser tomadas no próximo ano, para investir no melhoramento da qualidade do ensino”, comenta Maria Sílvia Zangrando Nakaoski, dirigente da Diretoria de Ensino de Rio Preto

 

De acordo com a dirigente, é importante que os alunos realizem as provas e pede a colaboração dos pais nesse sentido. “É sempre importante salientar e pedir a colaboração dos pais para acompanhar os filhos e não deixar que faltem no dia da prova. Se o aluno não fizer a prova, não tem como diagnosticar os problemas e fazer melhorias no ensino. Vale dizer também que a prova precisa ser feita com seriedade, para que os resultados sejam reais”, orienta Nakaoski.

 

Júlia Eduarda Genda, estudante do 9º ano da escola Professor Antonio de Barros Serra, vai realizar as provas do Saresp deste ano. A aula já realizou as provas em outros anos e espera fazer uma boa prova nos dois dias. “Eu tenho facilidade com as duas matérias, mas eu acredito que matemática vai ser a prova mais difícil. Estou um pouco tensa, mas espero realizar uma boa prova”, comenta.

Por Leandro BRITO

 

 

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS